O MDB lançou, nesta quarta-feira (27), a candidatura da senadora Simone Tebet (MS) à Presidência da República.
Em convenção virtual, realizada nesta quarta-feira, a indicação foi aprovada com o aval da maioria dos diretórios da legenda. Foram 262 votos favoráveis à candidatura própria e apenas 9 votos "não".
A convenção contou com participação do ex-presidente Michel Temer (MDB).
O nome para a vice de Simone está indefinido, mas será do PSDB ou do Cidadania, partidos que apoiam a candidata do MDB.
Simone tem 1% das intenções de voto na última pesquisa do Datafolha, divulgada em junho.
Apesar de lançar candidata própria, o MDB está rachado. A maioria dos diretórios emedebistas do Nordeste é uma parte do Norte apoia a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No Sul, uma ala flerta com o candidato Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, Simone tem apoio da maioria dos integrantes do diretório nacional e conta com apoio de Michel Temer e do presidente do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP).
Nascida em Três Lagoas (MS), Simone Tebet é filha do ex-governador, ex-senador sul-mato-grossense e ex-ministro da Integração Nacional Ramez Tebet. Mestre em direito do Estado, ela é professora universitária.
Desde 1997, Simone é filiada ao MDB. Foi deputada estadual, eleita em 2002, e depois prefeita de Três Lagoas (MS) por dois mandatos.
Em 2011, assumiu o cargo de vice-governadora. Três anos depois, foi eleita senadora por Mato Grosso do Sul.
Em 2019, Tebet foi a primeira mulher eleita para ocupar a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A parlamentar disputou a Presidência do Senado em 2021, mas foi derrotada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
SIGA NOSSAS REDES