Imagem: Danilo Pereira@iamDaniloP
Atual campeã europeia, a Itália está fora da Copa do Mundo do Catar , ao perder para a Macedônia do Norte, em Palermo, nesta quinta-feira, por 1 a 0. Com isso, os tetracampeões mundiais não vão disputar a Copa pela segunda vez consecutiva, pois ficaram de fora também da disputa na Rússia em 2018.
Já Portugal venceu a Turquia, por 3 a 1, e vai enfrentar justamente a Macedônia do Norte, em terras lusitanas, para carimbar o passaporte rumo ao Oriente Médio. Quem também avançou foi País de Gales, que venceu a Áustria por 2 a 1 e espera por Ucrânia ou Escócia, que jogam em junho devido ao conflito no Leste Europeu. Os gols galeses foram marcados por Gareth Bale.
A Itália demorou para ter uma boa produção. O time do técnico Roberto Mancini acordou depois dos 20 minutos, quando Dimitrievski saiu jogando errado e Berardi só não fez o primeiro gol porque chutou muito fraco e permitiu a recuperação do goleiro da Macedônia do Norte.
A partir daí, os italianos, mesmo bastante nervosos, pressionaram e o goleador Immobile perdeu pelo menos duas belas oportunidades para marcar.
O segundo tempo foi disputado em clima muito tenso. Os italianos se irritavam a cada oportunidade perdida por Berardi, enquanto a Macedônia do Norte demonstrou uma determinação incrível para marcar as jogadas italianas.
Jogadores da Macedônia do Norte comemoram vitória contra a Itália, que deixou Azzurra fora da Copa do Mundo
(Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)
A Itália ficou no campo de ataque até o fim, mas foi castigada aos 47 minutos, quando Trajkovski arriscou de longe para abrir o placar, deixando os italianos desesperados.
NO PORTO

Portugal foi incansável no primeiro tempo. Com Cristiano participando de todas as jogadas de ataque, os portugueses atacaram o tempo todo e sufocaram a Turquia em seu campo.
Com isso, o primeiro gol não demorou muito para sair. Aos 15 minutos, Otavio aproveitou o rebote de uma finalização na trave de Bernardo Ramos para abrir o placar.
A desvantagem fez os turcos se abrirem e Kutlu e Kokcu levaram muito perigo à meta de Diogo Costa. As chances criadas pelos visitantes só fizeram Portugal manter o ritmo ofensivo cada vez mais forte.
Aos 42, após jogada com participação de todo o ataque de Portugal, Diogo Jota, de cabeça, fez o segundo gol português para delírio da torcida no Estádio do Dragão.
O segundo tempo foi totalmente diferente. Os turcos vieram mais agressivos e dispostos a equilibrar a disputa. Mesmo assim, Portugal era mais perigoso, mas aos 20 minutos, em bela tabela, Under serviu Burak Yilmaz entre a zaga portuguesa: 2 a 1.

Daí até o final a disputa foi eletrizante. Portugal não abdicou do ataque, enquanto a Turquia lutou muito em busca do empate. E a oportunidade surgiu quando Jose Fonte fez pênalti em Enes, que o árbitro só viu com a ajuda do VAR. Mas Burak Yilmaz bateu por cima do travessão.
Com a perda do pênalti, os turcos também perderam o entusiasmo e Portugal aproveitou para fazer o terceiro gol, aos 48 minutos, com Matheus Nunes.
SUÉCIA VIVA
Suécia e República Tcheca fizeram (Foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP)
Já a classificação da Suécia só veio na prorrogação, após empate sem gols com a República Checa. O único gol da partida saiu aos cinco minutos da segunda etapa do tempo extra, marcado por Quaison. Os suecos vão enfrentar a Polônia, que não precisou disputar a primeira fase da repescagem por causa da eliminação da Rússia por causa da guerra contra a Ucrânia.
Informações: Estadão
SIGA NOSSAS REDES