Governo federal lança edital de retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco no trecho de Arcoverde

 


O governo federal lançou, nesta sexta-feira (31), o edital para retomada das obras da ferrovia Transnordestina, no trecho entre os municípios de Custódia e Arcoverde, no Sertão do Moxotó. 

O anúncio oficial foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. A governadora Raquel Lyra (PSD) acompanhou por videoconferência.

Com 73 quilômetros de extensão e investimento previsto de R$ 415 milhões, o trecho ainda passa por Sertânia (Sertão do Moxotó) e Buíque (Agreste Meridional), segmento que faz parte do traçado entre Salgueiro e Suape, no lote SPS 04. 

A ferrovia pode reduzir custos logísticos, ampliar o escoamento de mercadorias e estimular o desenvolvimento econômico do Nordeste.

“Quando chegamos ao governo, o trecho de Pernambuco da Transnordestina tinha sido retirado do contrato com a empresa privada. Mas nós fomos para a luta, numa grande mobilização da sociedade de Pernambuco, colocando esse tema como uma prioridade do nosso Estado. Agradeço ao presidente Lula e ao ministro Renan, vamos continuar trabalhando para que essa obra seja retomada o mais rápido possível e, virando realidade, que a gente consiga fazer a conclusão até o Porto de Suape”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

O lote SPS 04 foi viabilizado pelo novo PAC e será executado pela INFRA S.A., empresa pública federal que tem como objetivo estruturar e reestruturar as ferrovias e rodovias de interesse nacional. 

A estimativa é de que sejam gerados seis mil empregos diretos e indiretos. 

Em Pernambuco, 179 quilômetros da rodovia já estão concluídos, o que representa 38% da obra no estado. A Transnordestina é o principal projeto estruturante do Governo Federal no Nordeste, com investimento de R$ 14,9 bilhões. A ferrovia terá mais de 1,2 mil quilômetros, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com ramal até Suape (PE), percorrendo 53 municípios.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Olha Aqui Notícias