A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco anunciou, na sexta-feira (1º), a nova etapa do programa Qualifica PE, que promove formações para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
O ciclo vai oferecer, nos próximos seis meses, o total de 9,9 mil vagas em cursos presenciais de qualificação profissional para atuação em indústria, comércio e serviços, além de 11 mil vagas para capacitação empreendedora.
A programação do mês de agosto começa nesta segunda-feira (4) e as inscrições, gratuitas para a população em geral, já estão abertas no site da secretaria (https://www.sedepe.pe.gov.br/).
Segundo o governo estadual, as ações de qualificação profissional que serão oferecidas pelo Governo do Estado preveem conteúdos voltados para os segmentos de Indústria, Comércio e Serviços, com aulas que serão ministradas por entidades especializadas, integrantes do Sistema S: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
Os cursos terão duração variável entre 15 e 108 horas/aula, abordando áreas como gastronomia, beleza, mecânica, gestão, turismo, moda, energia, telecomunicações, refrigeração e climatização, entre outras.
A modalidade do programa voltada à qualificação de quem deseja iniciar ou desenvolver o próprio negócio vai disponibilizar trilhas de capacitação, com duração de até 16 horas/aula, compostas por cinco formações, nas áreas temáticas de Empreendedorismo, Finanças e Marketing. As aulas serão ministradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Uma novidade é um cronograma direcionado especialmente ao público atendido pelo Programa Chapéu de Palha, levando aos trabalhadores rurais cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, mecânica e vestuário.
“Vamos disponibilizar 650 vagas para essa parcela da população, com aulas se iniciando a partir da segunda quinzena de agosto, porque identificamos a necessidade de oferecer alternativas de geração de renda, para além do benefício, a esses trabalhadores que precisam lidar com a sazonalidade das atividades da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e pesca artesanal”, afirma a secretária executiva de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Tatiana Ferraz.
INSCRIÇÕES
Para a população em geral, os cursos de formação profissional terão início a partir do dia 4 de agosto e podem ser consultados no site www.sedepe.pe.gov.br e no link https://qualifica.sedepe.pe.gov.br . As inscrições também já estão abertas nesses endereços eletrônicos.
No mês de agosto, estão disponíveis 1.250 vagas dessa modalidade em diversas regiões do estado. O bloco inicial envolve 31 municípios na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão, conforme divulgou a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
De acordo com a secretaria estadual, ainda em agosto, serão abertas as inscrições para a programação de qualificação empreendedora.
Postar um comentário