Ticker

6/recent/ticker-posts

Receita Federal apreende 389 canetas do medicamento Mounjaro no aeroporto do Recife; carga é avaliada em R$ 1 milhão

 



A Inspetoria da Receita Federal no Aeroporto Internacional do Recife realizou, na madrugada do sábado (13), a retenção de 389 canetas do medicamento Mounjaro, avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão de reais. A Receita identificou um viajante procedente do Reino Unido transportando os itens de forma irregular. A fiscalização foi realizada no momento da chegada do passageiro, como parte de procedimento de rotina. 

Depois da retenção da carga, o passageiro foi liberado. As mercadorias ficaram retidas para fiscalização. Após os procedimentos necessários, o passageiro pode responder a processo criminal e perder toda mercadoria. A retenção faz parte das atividades da Receita Federal voltadas ao combate aos crimes de contrabando e descaminho.

De acordo com a Receita Federal, a importação de medicamentos deve seguir a legislação vigente, incluindo a apresentação de documentos específicos, como receita médica e autorização da Anvisa, quando aplicável. O medicamento Mounjaro (tirzepatida), da farmacêutica Eli Lilly, vai chegar às farmácias brasileiras 7 de junho. A caneta, concorrente do Ozempic (semaglutida), foi aprovada pela Anvisa em 2023, mas ainda não era vendida no país.

O Mounjaro é uma nova opção para o tratamento de diabetes tipo 2. Segundo as pesquisas, o efeito do tirzepatida é superior ao da semaglutida no controle da glicemia. Além disso, a caneta tem como efeito "off label" de perda de peso, assim como as demais. Nas pesquisas, o efeito também foi superior, com uma perda de peso ainda maior que ao do concorrente Ozempic.