Ticker

6/recent/ticker-posts

Idosa morre com Febre do Oropouche, primeiro óbito de pessoa adulta com a doença em Pernambuco

 



Pernambuco registrou na quarta-feira (9) o primeiro caso de morte de pessoa adulta diagnosticada com Febre do Oropouche, doença transmitida por mosquitos, principalmente pelo maruim. A vítima foi uma idosa de 71 anos, moradora do Recife. Até então, o estado só tinha registrado casos de fetos que morreram com o vírus no organismo.

Ainda não há tratamento para a Febre do Oropouche. A doença costuma ter sintomas parecidos com outras arboviroses, como dengue e chikungunya. Entre os sinais, estão náusea, diarreia e dor de cabeça, muscular e nas articulações.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a idosa morreu na última semana de 2024. Entretanto, foi preciso quase quatro meses para que houvesse consenso e evidências suficientes de que ela morreu com Febre do Oropouche. A idosa tinha doenças pré-existentes: diabetes e hipertensão.

O caso, segundo a secretaria, "passou por uma investigação rigorosa, tendo em vista que há poucas situações iguais confirmadas no Brasil e todas elas do ano passado para cá”. “O caso foi discutido por um comitê formado por especialistas para que houvesse consenso neste resultado", frisou a instituição.

“A investigação dos óbitos é conduzida inicialmente pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município de residência do óbito e, posteriormente, é encaminhada para um comitê técnico, composto por diversos profissionais, que avaliam a causa da morte”, informou a secretaria.

Ao todo, Pernambuco contabiliza, desde maio de 2024, 179 casos confirmados da Febre do Oropouche, com um óbito da doença.


Os pacientes com casos confirmados são dos municípios: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Paulista, Pombos, Recife, Bom Jardim, Limoeiro, Machados, Água Preta, Catende, Gameleira, Jaqueira, Lagoa dos Gatos, Maraial, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Sirinhaém, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Aliança, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba, Paudalho.