Ticker

6/recent/ticker-posts

Trump diz que vai buscar terceiro mandato para presidente, proibido pela Constituição dos EUA: 'Não estou brincando'


País só permite que uma pessoa seja eleita duas vezes para a Casa Branca. Questionado pela rede de TV NBC, porém, Trump disse que 'existem métodos' para driblar a regra — um deles, segundo a emissora, seria entrar na eleição como candidato a vice, com o presidente renunciando após tomar posse.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu novamente neste domingo (30) que poderia tentar um terceiro mandato, desafiando a regra constitucional do país.

A 22ª Emenda, incluída na Constituição em 1951 após o presidente Franklin D. Roosevelt ser eleito quatro vezes consecutivas, diz que "nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes".

O bilionário de 78 anos afirmou diversas vezes que pode tentar um terceiro mandato, mas suas declarações deste domingo são as mais concretas em relação a um plano para atingir esse objetivo.

Trump iniciou seu segundo mandato com uma onda sem precedentes de decretos e tem utilizado um departamento comandado por Elon Musk, o DOGE, para desmantelar setores do governo federal, enfraquecendo funcionários de carreira. Segundo Trump, seus seguidores querem ainda mais.

"Muita gente quer que eu faça isso", disse Trump à NBC News. "Mas basicamente digo a eles que temos um longo caminho pela frente, sabem, é muito cedo na administração."

Reformar a Constituição dos Estados Unidos para permitir um terceiro mandato presidencial necessitaria de uma maioria de dois terços tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, números que o Partido Republicano não possui.

Trump afirmou que é "muito cedo para pensar nisso", mas assegurou à NBC que lhe foram apresentados planos que lhe permitiriam buscar a reeleição.