Ticker

6/recent/ticker-posts

Sertão no radar: Governo estadual nomeia dois novos secretários e novo presidente do IPA e faz acenos políticos visando eleições de 2026

 


A governadora em exercício Priscila Krause (PSDB) deu posse nesta segunda-feira (24) a novos quadros do governo de Pernambuco. 


A vice Priscila comandou as cerimônias em razão das férias da governadora Raquel Lyra (PSD), que está no Canadá.


As nomeações fazem parte de um movimento da governadora Raquel para se fortalecer politicamente de olho nas eleições de 2026, quando o governo poderá ter como adversário o prefeito do Recife, João Campos (PSB).


O novo titular da Secretaria de Turismo é o deputado estadual Kaio Maniçoba (PP). Ele foi indicado pelo PP, partido comandado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte, cotado para disputar o Senado em 2026 na chapa de Raquel Lyra.


Kaio Maniçoba é filho da prefeita de Floresta, no Sertão, Rorró Maniçoba. No lugar dele, a suplente Roberta Arraes assume o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa.


Kaio será o terceiro secretário de Turismo do governo Raquel e sucede Paulo Nery, também indicado pelo PP e que era titular da área desde junho de 2024.


Outro secretário empossado nesta segunda-feira foi o ex-prefeito de Custódia Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca. Indicado pelo Avante, ele comandará a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Com isso, o Avante rompe com João Campos e passa a integrar a base aliada de Raquel.


O Avante é liderado em Pernambuco pelo deputado federal Waldemar Oliveira e pelo irmão dele, o ex-deputado Sebastião Oliveira, candidato a vice de Marília Arraes, adversária de Raquel, nas eleições de 2022.


Manuca substitui a economista e professora Amanda Aires, que estava no cargo desde janeiro de 2023.


O advogado Miguel Duque foi empossado na presidência do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco). Ele é filho do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) e foi derrotado em 2024, quando foi candidato a prefeito de Serra Talhada.


Miguel Duque é filiado ao Podemos, outro partido da base aliada da governadora.


Em Serra Talhada, importante colégio eleitoral do interior, Raquel Lyra é aliada de grupos políticos distintos, como os de Luciano Duque, Sebastião Oliveira e da prefeita Márcia Conrado (PT).