Uma infecção viral vem sobrecarregando hospitais da China. Cinco anos depois do surgimento da Covid-19 no país, a Organização Mundial da Saúde monitora os casos com preocupação. A notícia se espalhou depois que vídeos publicados nas redes sociais mostraram hospitais lotados de pacientes com máscaras e pais carregando crianças em longas filas. A mídia local atribuiu o recente surto a um vírus pouco conhecido, chamado metapneumovírus humano, que provoca sintomas semelhantes aos da gripe.
O número de casos de metapneumovírus humano (HMPV) está aumentando entre crianças na China, segundo informações da mídia estatal chinesa. Essa infecção viral pode causar sintomas do trato respiratório superior – como resfriados – bem como infecções pulmonares graves. Segundo a mídia local, atualmente, essa é uma das quatro infecções virais mais comuns entre os pacientes de hospitais na China.
O que é o HMPV?
O HMPV é um vírus descoberto em 2001, da mesma família do vírus sincicial respiratório (RSV). Os sintomas comuns da infecção incluem tosse, febre, nariz entupido e falta de ar. No entanto, estes podem evoluir para bronquite ou pneumonia.
Crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido são mais vulneráveis a sintomas graves, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Não existem vacinas disponíveis contra o HMPV nem tratamentos antivirais específicos para o vírus.
O tratamento para o HMPV é de suporte, o que significa que visa reduzir os sintomas e manter os sinais vitais estáveis. A duração da infecção variai de indivíduo pare indivíduo, mas é semelhante a outras infecções respiratórias, incluindo o resfriado comum.
A prevenção inclui medidas de proteção individual, como lavar regularmente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas; evitar contato próximo com pessoas doentes ou resfriadas; cobrir a boca ao tossir e espirrar e ficar em casa quando estiver doente.
SIGA NOSSAS REDES