O deputado estadual José Patriota (PSB) faleceu nesta terça-feira (17) aos 63 anos.
Ele estava com um câncer no fígado desde 2018, mas a situação piorou nas últimas semanas.
O velório acontecerá no Cine São José, em Afogados da Ingazeira. O horário e a data não foram divulgados, bem como informações do sepultamento.
A base política de Patriota era o Sertão do Pajeú. Ele foi prefeito de Afogados da Ingazeira entre 2013 e 2020. Foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por cinco mandatos.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) lamentou a morte por meio de nota.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida”, afirmou Raquel.
*Quem assume*
Patriota foi eleito pelo PSB em 2022. O primeiro suplente da coligação é Davi Muniz, atual vereador do Recife. Entretanto, Davi mudou de partido neste ano e tenta a reeleição para a Câmara Municipal pelo PSD, partido de oposição ao PSB.
Sendo assim, há grande possibilidade do PSB entrar na Justiça e contestar uma eventual assunção de Davi Muniz ao cargo de deputado estadual, alegando infidelidade partidária. O entendimento da Justiça Eleitoral é de que os mandatos de deputado e vereador (cargos com disputas em chapas proporcionais) pertencem aos partidos políticos.
Na sequência do PSB, o segundo nome na suplência é Júnior Matuto, candidato a prefeito de Paulista. O terceiro é Cayo Albino, filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.
SIGA NOSSAS REDES