O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde de segunda-feira (4), a primeira aeronave da corporação, modelo SENECA II, para a área da segurança pública.
A entrega foi acompanhada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), no setor de Hangares do Grupamento Tático Aéreo do Estado de Pernambuco (GTA), no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.
A aeronave, denominada pelo GTA de DEFESA 05, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros, autonomia de cinco horas de voo sem abastecimento e pode operar a cerca de 12 mil pés de altura.
Além disso, o avião conta com tecnologias que potencializam o voo sob condições meteorológicas desfavoráveis.
O comandante do GTA, coronel Câmara Júnior, explicou que o avião irá auxiliar no resgate de feridos e agilizar o transporte de órgãos destinados a pacientes à espera de transplantes. "Iremos utilizar tanto no apoio à atividade policial, no transporte em tropa, como na parte de defesa civil. Poderemos realizar transporte de feridos, de órgãos, de doentes. Então é uma ferramenta que está chegando para somar e otimizar o serviço que hoje é realizado pelo Grupamento Tático Aéreo.”
Adquirido por meio de apreensão da Polícia Federal, o avião vai ajudar na mobilidade das polícias Militar, Civil e Científica, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil de Pernambuco e da Secretaria de Saúde.
SIGA NOSSAS REDES