A cidade de Paulista registrou, na manhã desta segunda-feira (13), o nascimento de 110 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata). A primeira caminhada dos bichos até o mar aconteceu na praia de Enseadinha, no Janga.
Servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista e voluntários do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do município acompanharam.
Após serem notificados pelos voluntários, a equipe de analistas da Prefeitura realizou procedimentos para garantir que os filhotes chegassem até o mar, preservando a espécie marinha que está em perigo de extinção e evitando qualquer intervenção humana.
“Temos que lembrar que, de cada mil tartarugas, duas conseguem se desenvolver até a fase adulta, por isso a importância de propiciar as condições necessárias para que nasçam com segurança e cheguem ao mar", frisou a analista ambiental e pesquisadora do projeto, Bruna Maldonado.
Ao presenciar a desova de tartarugas, a população deve entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, por meio do número/WhatsApp (81) 99836-9947, ou através dos canais oficiais da Prefeitura de Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.
Nas placas de sinalização dos ninhos, está descrita a Lei 9.605. A legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização deles são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.
SIGA NOSSAS REDES