O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou, nesta sexta-feira (28), a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições no estado.
Os equipamentos seguem para as 122 zonas eleitorais em uma operação que segue até o sábado (29).
Do total de 22.262 urnas, 1.690 servem como reserva caso sejam necessárias substituições. Ao todo, 355 veículos transportam esses equipamentos. No domingo (30), a votação acontece das 8h às 17h.
O diretor-geral do TRE de Pernambuco Orson Lemos explicou que, assim que chegaram aos prédios, as urnas passam por avaliação.
"Elas serão testadas nos locais de votação, quando chegarem. Vai ter que aparecer 'só liga domingo às 7h da manhã'. A urna está perfeita", detalhou Lemos.
Para transportar os equipamentos preparados no polo do Bongi, na Zona Oeste do Recife, foram preparados 56 caminhões. Os veículos começaram a deixar o local por volta das 8h, tendo como destino os pontos de votação.
Ao todo, desse polo, saíram 5.600 urnas, distribuídas para zonas eleitorais na capital, em Camaragibe, em São Lourenço da Mata e em Olinda.
O TRE tem 18 polos de distribuição no estado, responsáveis pelas 122 zonas eleitorais espalhadas entre os 184 municípios, além de Fernando de Noronha. No segundo turno, o arquipélago recebeu prioridade no recebimento dos equipamentos devido a dificuldades no transporte aéreo da região.
SIGA NOSSAS REDES