O PT anunciou, nesta sexta-feira (7), o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da sigla à candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno das eleições estaduais em Pernambuco.
O anúncio foi feito na sede do PT no Recife, no bairro de Santo Amaro, em evento com a direção e os parlamentares do partido.
"Ter um posicionamento do Partido dos Trabalhadores que, junto com o presidente Lula, é quem encampa essa luta em defesa do nosso país, é muito importante porque nós estamos vivendo um momento em que, aqui em Pernambuco, a gente viu o avanço do fascismo", declarou Marília.
Durante a campanha, Marília Arraes utilizou a imagem de Lula, embora o candidato oficialmente apoiado pelo petista fosse Danilo Cabral (PSB). Isso era permitido porque, nacionalmente, o Solidariedade estava coligado ao PT na disputa pela Presidência da República.
Marília Arraes foi filiada ao PT por seis anos e, nestas eleições, chegou a ser anunciada pelo diretório estadual do partido como candidata ao Senado. Ela deixou a legenda dias depois para concorrer ao governo do estado. Isso ocorreu após uma série de controvérsias na relação com o partido e, ainda, com a coligação com o PSB.
Antes do PT, outras cinco legendas já tinham anunciado o apoio a Marília: PDT, PC do B, PMB, PSOL e Republicanos.
*PSOL fala em “apoio crítico”*
O PSOL anunciou “apoio crítico” à candidatura de Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno. No comunicado, o PSOL informou que irá apresentar pontos para incorporar ao programa de governo da candidata, "entendendo a centralidade da disputa nacional que se reflete na eleição estadual, cuja candidata apoia e recebe o apoio de Lula".
O diretório estadual do partido explicou que "apoio crítico" significa que o partido irá subir no palanque da candidata do Solidariedade, mas não retira qualquer crítica feita durante a disputa eleitoral de primeiro turno.
*Podemos com Raquel Lyra*
O deputado federal não reeleito e presidente do Podemos em Pernambuco, Ricardo Teobaldo, anunciou na tarde de hoje o apoio da legenda à candidatura de Raquel Lyra ao governo de Pernambuco.
Na próxima semana, na sede do partido no Recife, um ato formalizará o apoio.
Para o parlamentar, Raquel reúne as credenciais necessárias para governar Pernambuco. “Raquel é preparada, servidora pública de carreira e já mostrou sua capacidade de gestão em Caruaru. Como deputado, acompanhei as transformações vividas no município. É a minha escolha, a escolha do Podemos e a escolha do nosso grupo para seguirmos nesse segundo turno”.
Além do apoio do Podemos, no segundo turno, Raquel Lyra conta com apoio de lideranças do MDB, como o presidente estadual da legenda, deputado federal não reeleito Raul Henry, e o senador Jarbas Vasconcelos.
SIGA NOSSAS REDES