Ticker

6/recent/ticker-posts

Editorial Olha Aqui Notícias: ética jornalística e o tema suícidio

 


Com o surgimento das redes sociais e o amplo acesso da sociedade aos meios digitais, fomentando as mídias e expressando suas liberdades e opiniões, costumeiramente vemos a falta de empatia e amor ao próximo demonstradas por veículos de comunicação sem critérios e ávidos apenas em chegar a frente ganhando acessos e likes, independentemente de como e do que está sendo noticiado. 

Contudo, não deveria ser assim, pelo menos quando o assunto é o suicídio. Os grandes jornais, canais e meios de comunicação já se mobilizam em suas redações e com seus profissionais em torno de uma convenção acordada com manuais, determinando que suicídios não sejam noticiados pela imprensa. Não expor tal acontecimento em respeito à dor e a privacidade dos familiares é uma questão de sensibilidade e um meio de não incentivar novos casos.

O sociólogo francês Émile Durkheim (1977) já abordava o suicídio como uma manifestação individual de um fenômeno coletivo e cada sociedade está predisposta a fornecer um contingente determinado de mortes voluntárias. As razões dos suicidas seriam processadas individualmente, mas sempre de modo a refletir uma realidade social.

Embora saibamos que, divulgados ou não, crimes e ações violentas serão sempre praticados, cabe a nós, como agentes de transformação e formadores de opinião, cultivarmos uma sociedade mais justa e pacífica, expondo a verdade, mas sobretudo, com bom senso editorial para noticiar determinados acontecimentos.

Em seu estudo sociológico sobre o suicídio, Durkheim (1977) também aponta a possível relação entre noticiar suicídios e estimular novos casos. De acordo com o pesquisador, só há imitação se existir um modelo que possa ser imitado: sem uma fonte, não há contágio.

Além de informar e noticiar os fatos, o jornalismo tem uma missão muito mais profunda - trazer as informações de forma construtiva, democrática e imparcial, sendo instrumento de formação opinativa, promovendo o pensamento coletivo e o debate sobre o melhor caminho a se seguir em diversos temas sociais, em busca das melhorias que a população necessita.

Questionado sobre a não publicação de tal acontecimento, o Portal Olha Aqui Notícias vem a público expor seu posicionamento, esclarecendo que não noticia casos de suicídio, sendo pautado por um jornalismo ético e respeitoso. Nosso compromisso é de abordar e levar aos nossos leitores campanhas de conscientização - como o setembro amarelo - , que alerta sobre a prevenção do suicídio, oferecendo informações e incentivando as pessoas a valorizarem a vida, independentemente das lutas que enfrentamos. 

Nossas crianças, adolescentes e jovens estão diante de um cenário aterrador, com questões sociais, psicológicas, econômicas, afetivas etc..., que infelizmente, levam muitos a atentarem contra seu próprio corpo, sejam com bebidas alcoólicas, drogas e no mais extremo, tentando o suicídio.

Por fim, se você está se sentindo só, amargurado, triste, NÃO PERCA A ESPERANÇA!!!  Um meio disponibilizado para ajudá-lo é o CVV Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que querem conversar por telefone, email, chat e voip

Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: Dom - 17h à 01h, Seg a Qui - 09h à 01h, Sex - 15h às 23h, Sáb - 16h à 01h. Disque 188

Nossa mais profunda solidariedade as famílias enlutadas neste momento, e que Deus possa confortar os corações de cada um.

"Eu vim para que todos tenham VIDA e vida em abundância" (Jo10,10)

Tiago Felipe, Jornalista, editor e redator do Portal Olha Aqui Notícias