Ticker

6/recent/ticker-posts

Estações fechadas e protesto: manhã de caos no metrô do Recife

 


Usuários do transporte público no Grande Recife enfrentaram dificuldades na manhã desta terça-feira (23). Estações da Linha Centro do metrô abriram com quase uma hora de atraso. 

Em Camaragibe, um protesto bloqueou o acesso ao terminal integrado e a avenida junto a ele, complicando também o trânsito. O ato começou por volta das 5h por causa dos problemas no transporte.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que, nesta terça (23), a Linha Centro abriu com atraso às 5h42 devido a uma manutenção realizada no ramal Jaboatão durante a madrugada e que a linha já opera normalmente.

A companhia também informou que alguns trens estavam partindo vazios da Estação Recife e sem parar pelas demais estações com o intuito de chegarem mais rápido às estações terminais das linhas Jaboatão e Camaragibe.

De acordo com a CBTU, os terminais das linhas Jaboatão e Camaragibe registraram "maior fluxo de pessoas no sistema dentro do horário de pico da manhã" e que o intervalo médio desta terça (23) era "de 9 minutos no tronco e 18 minutos nos ramais".

Por volta das 6h40, os trens saíam lotados da Estação Camaragibe. Em Jaboatão dos Guararapes, os passageiros reclamavam da demora no metrô, que já havia aberto com atraso.

Os transtornos têm sido frequentes para quem depende do metrô. Na segunda-feira (22), a CBTU havia informado que a Linha Centro estava operando em linha singela, que é quando os trens usam a mesma via para trafegar nos dois sentidos, entre as estações Jaboatão e Floriano, devido a um problema de sinalização de via.

Quem seguia no sentido Recife para Jaboatão deveria descer do trem na Estação Coqueiral e pegar novo trem pendular, que fica fazendo o percurso apenas no ramal Jaboatão, ainda segundo a companhia.

Devido a esse tipo de operação, havia aumento do intervalo entre as viagens da Linha Centro.