Ticker

6/recent/ticker-posts

Por unanimidade, Anvisa aprova CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

 


Em decisão unânime, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira a ampliação do uso da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos no Brasil. 

A decisão foi tomada durante reunião extraordinária desta quarta-feira (13). O esquema vacinal será o mesmo para adultos: duas doses, com intervalo de 28 dias.

No relatório, a diretora Meiruze Freitas, recomendou a aprovação da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária, sustentando que a CoronaVac pode atuar para evitar o agravamento da Covid-19 no grupo. Além disso, determinou que o Instituto Butantan, produtor do imunizante no Brasil, apresente dados complementares de efetividade diante de novas variantes do coronavírus em circulação, além do acompanhamento da população mirim vacinada.

“Vacinar crianças de 3 a 5 anos contra a Covid-19 pode ajudar a evitar que elas fiquem gravemente doentes se contraírem a doença. A vacinação de crianças também pode ajudar as famílias, proporcionando maior confiança aos pais cujos filhos frequentam creches, escolas e outras atividades”, afirmou Meiruze Freitas, servidora de carreira da Anvisa. Além dela, os diretores Rômison Rodrigues Mota, Alex Machado e Cristiane Jourdan votaram a favor da aprovação

Diferentemente da Pfizer, não há distinção entre doses de CoronaVac para adultos e crianças.

O Instituto Butantan apresentou o pedido à Anvisa para ampliar a faixa etária — que estava em crianças a partir de 6 anos — em 11 de março, com dados para subsidiar a análise. De lá para cá, a agência solicitou informações ao centro de pesquisa.