Ticker

6/recent/ticker-posts

PDT oficializa candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República

 


O PDT oficializou, nesta quarta-feira (20), a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República.

A oficialização acontece no primeiro dia do prazo para as convenções partidárias.

Ciro vai disputar o cargo pela quarta vez. Em 1998, 2002 e 2018, ele não chegou ao segundo turno do pleito.

O nome para a vice segue indefinido e deverá ser sacramentado até o dia 5 de agosto, prazo final das convenções. Até o momento, apenas o PDT está no palanque, sem outras legendas aliadas.

Ciro Gomes tem 64 anos. Ele já foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal, ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Lula.

O pedetista tem dito que quer fazer das eleições um “plebiscito de ideias”. Para isso, ele se apresenta como uma alternativa à polarização e “contra esse sistema”.

A campanha de Ciro vende a candidatura como uma espécie de “vote em um e se livre dos dois”, em referência a Lula e a Bolsonaro. Segundo o agora candidato, os nomes do PT e do PL representam um “vazio de ideias”. 

A convenção marca a mudança do mote da campanha. O slogan “Rebeldia da esperança”, usado no lançamento da pré-candidatura do pedetista, em janeiro, dará lugar a “Prefiro Ciro”, que já foi veiculado no ano passado, mas havia perdido espaço nas peças eleitorais.