115 filhotes de Eretmochelys imbricata, espécie popularmente conhecida como tartaruga-de-pente, ameaçada de extinção, nasceram na manhã desta terça-feira (12) na Praia do Conceição, em Paulista.
Apenas 12 ovos não eclodiram.
Diversas pessoas estiveram no local para acompanhar.
Os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir. Os ninhos são monitorados pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.
A iniciativa aprovada pelo ICMBIO Centro Tamar já identificou 37 ninhos no litoral de Paulista, desde o início deste ano. Mais de 3.000 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva.
A Prefeitura de Paulista divulga nas redes sociais o dia, horário e local onde provavelmente haverá a eclosão das tartarugas.
O público também pode ajudar na identificação. “Se você observar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153”, recomenda a prefeitura.
SIGA NOSSAS REDES