A apresentadora do lançamento da chapa Lula-Alckmin disse à plateia no sábado (7.mai.2022) querer fazer um “escurecimento ou esclarecimento”. A fala faz referência a questões identitárias.
“Quero aqui fazer um escurecimento, ou esclarecimento. Como nós respeitamos as leis, a legislação e as instituições, é importante avisar e deixar claro ou escuro que hoje nós não estamos lançando candidaturas, nós estamos lançando sim um movimento”, disse a apresentadora.
A troca de palavras se deu de forma proposital, já que “esclarecimento” é considerado por alguns integrantes do Movimento Negro como um termo racista por fazer referência ao ato ou efeito de clarear para tornar algo compreensível.
Segundo o MNU (Movimento Negro Unificado do Ceará), os termos “escurecer” ou “enegrecer” são utilizados para substituir “esclarecer” por darem a ideia de um posicionamento do indivíduo como pessoa negra, como uma forma de “negar que algo deva ser necessariamente branco”.
No dia 22 de julho de 2021, a pesquisadora e ativista antirracista Winnie Bueno disse em sua conta oficial no Twitter o motivo para a troca de palavras. A doutoranda de Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirma que a discussão em torno do termo “esclarecer” se dá pelo uso da linguagem como ferramenta para a disseminação do racismo.
Informações: Poder 360
SIGA NOSSAS REDES