A Secretaria de Saúde de Pernambuco anunciou, nesta segunda (4), que detectou um aumento sistemático no número de casos de Covid-19 ocorridos nas últimas semanas.
A tendência de aumento foi iniciada no final de outubro. Há seis semanas, o estado teve 89 casos. Depois, passou para 191, 327, 577 casos e até 776 na semana passada.
A taxa de testes positivos para a doença saltou de 3,8% na última semana de outubro para 16,6% na última semana de novembro.
Aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento, para os quais, em geral, não é necessária internação, de acordo com o governo.
“Apesar dos meses de outubro a dezembro não serem considerados de alto risco para transmissão de vírus respiratórios em Pernambuco, o aumento de casos evidenciado nesse período pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas, bem como do relaxamento da adoção de medidas de prevenção não farmacológicas como higienização das mãos, uso de máscaras diante da presença de sintomas respiratórios, entre outras”, diz o governo em nota oficial divulgada.
“Mesmo não tendo havido registro, até o momento, de novas variantes da Covid-19 em Pernambuco, a identificação em estados vizinhos de novas subvariantes inéditas no Brasil (JN.1 e BA.2.86.1) também pode ser responsável pela elevação de casos no estado”, acrescenta.
VACINAÇÃO
A vacinação contra a Covid-19 segue normalmente pelo terceiro ano consecutivo no estado.
Para receber a dose de vacina bivalente, a pessoa precisa ter acima de 18 anos com no mínimo duas doses da vacina monovalente. E para pessoas acima de 12 anos, com comorbidade, com no mínimo 2 doses da vacina monovalente, é preciso fazer o reforço com a bivalente.
SIGA NOSSAS REDES