Ticker

6/recent/ticker-posts

Justiça decreta prisão preventiva de jogador brasileiro de time chinês suspeito de agredir namorada estrangeira

Delegado Israel Rubis teve participação decisiva no acolhimento a vítima 

A Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do jogador de futebol pernambucano Luiz Fernando da Silva Monte, conhecido como Fernando Karanga, de 32 anos. Ele foi preso no domingo (23) por suspeita de agredir a namorada, uma mulher da Belarus, de 29 anos. 

A vítima foi encontrada caída na rua em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Fernando Karanga joga no time chinês Henan Songshan Longmen Football Club desde 2019. Ele também já jogou em times como Santa Cruz, Bragantino, Belo Jardim, Trindade, Boa Esporte, Criciúma e Paraná.

A prisão preventiva (sem prazo para acabar) foi decretada pela juíza Ana Maria da Silva, após audiência de custódia, na noite do domingo (23). Ela considerou que o jogador, segundo consta nos autos, negou socorro para Valeryia Valynchyts depois de vê-la ferida e arrastou a vítima para fora de casa.

"A vítima se negou a informar a origem das marcas observadas na região do seu pescoço e dos olhos, revelando-se amedrontada com o que poderia lhe acontecer caso representasse criminalmente contra o autuado ou solicitasse medidas protetivas de urgência. Também deve ser considerada a declaração da vítima de que, sob o efeito de bebida alcoólica, essa não foi a primeira vez que o autuado lhe agrediu, depois que passaram a residir no Brasil", diz a juíza.

Com o resultado da audiência de custódia, Fernando Karanga seguiu para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima, no Grande Recife.

A Polícia Civil, ao prendê-lo, constatou que o jogador também tinha em aberto um mandado de prisão expedido pela Vara da Família de Varginha, em Minas Gerais. O motivo é o atraso no pagamento de pensão alimentícia. O jogador tem três filhos, de 4, 8 e 12 anos.

A defesa nega as acusações e vai recorrer da decisão da prisão preventiva. Os advogados afirmam que o jogador não agrediu a mulher e que ele teve uma discussão com ela.

O Delegado Israel Rubis teve participação decisiva para o melhor atendimento a vítima. Em seu plantão na delegacia de Boa Viagem decidiu pelo deslocamento de atribuição para o Plantão da 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Santo Amaro.

" O atendimento preliminar dela foi realizado na Delegacia do Plantão de Boa Viagem, onde fizemos uma escuta informal dela, em Inglês, e conseguimos entender o contexto, e assim decidi pelo deslocamento de atribuição para a 1a Delegacia da Mulher de Santo Amaro, pois a situação dela era de vulnerabilidade, estava sem dinheiro aqui, hospedada na casa do jogador, e precisava retornar ao seu pais de origem." Ressaltou o Delegado Israel Rubis