A seis dias de deixar o cargo, o governador Paulo Câmara (PSB) inaugurou, nesta segunda-feira (26), mais uma etapa da obra da Adutora do Agreste.
O trecho inaugurado fica entre a Barragem do Ipojuca, em Arcoverde, e o distrito de Mimoso, em Pesqueira.
Até o momento, segundo o Governo de Pernambuco, foram investidos R$ 143 milhões na conclusão das obras de implantação da Adutora de Água Bruta por gravidade de 800 metros de extensão. A estrutura parte da saída da tomada de água do Reservatório Ipojuca (Ramal do Agreste) e segue até a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), ambas localizadas no distrito de Ipojuca, em Arcoverde.
“Essa adutora é uma infraestrutura muito cara e a União atrasou os repasses. O Governo Estadual bancou mais de R$ 40 milhões, justamente para que a obra não parasse e pudesse ser concluída ainda em 2022”, afirmou Paulo Câmara.
“Daqui, vão sair dois mil litros por segundo para distribuir água pra todas as cidades beneficiadas pela Adutora do Agreste”, disse a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Também foi finalizada a construção da Estação Elevatória de Água Bruta, com capacidade para bombear, nesta primeira etapa, 2,43 metros cúbicos de água, operando com três conjuntos motobombas. Ainda nessa etapa, foi implantada a Subestação de Energia Elétrica composta por dois transformadores, que vão alimentar o sistema elétrico da estação elevatória. Além disso, foram implantados seis quilômetros de adutoras, partindo da estação até o novo Reservatório de Água Bruta, com capacidade para 70 mil metros cúbicos. “A estrutura está concluída e começará a operar após a finalização da implantação da linha de 69 KV (quilovolts) em execução pela concessionária de energia no ano que vem”, diz o governo, em nota.
A Adutora do Agreste foi idealizada como uma solução de segurança hídrica para a região Agreste. Atualmente, a obra está com parte dos trechos concluídos e com funcionalidade.
Os municípios de Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Tacaimbó já recebem água da transposição do Rio São Francisco, através da Adutora do Moxotó.
SIGA NOSSAS REDES