Ticker

6/recent/ticker-posts

PF prende no Recife português procurado pela Interpol por importunação sexual e envolvimento com prostituição

Imagem Ilustrativa 

A Polícia Federal prendeu, na quarta-feira (9), um português de 53 anos em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O caso foi divulgado nesta sexta (11).

O homem estava sendo procurado por suspeita de que, nos anos de 2005 e 2008, supostamente ser responsável pelos crimes de lenocínio, que consiste em explorar a prostituição ou constranger alguém à prática. 

O português teve sentença transitada em julgado em março de 2014. Ele deveria cumprir, segundo a PF, uma pena de 4 anos e 2 meses, tendo ficado foragido do seu país nesse período e resolveu vir para o Brasil. 

O nome do homem foi colocado na difusão vermelha da Interpol em junho de 2022, quando, a partir daí, passou a ser procurado em 190 países que compõem a Interpol. 

Ele foi preso quando estava em seu apartamento, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, por policiais federais que já haviam feito um levantamento prévio quando o Supremo Tribunal Federal determinou a prisão preventiva para fins de extradição, solicitada pelo governo português. 

A prisão do estrangeiro se deu de forma tranquila e não houve qualquer tipo de resistência, conforme a PF. O suspeito disse que é empresário e que possui um estabelecimento de culinária portuguesa no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. 

“No período que esteve residindo em Pernambuco, não existe nenhuma informação de que ele tenha se envolvido em atos ilícitos ou que tenha cometido algum crime no estado de Pernambuco ou no Brasil de mesma natureza imputada a ele pelo governo português”, diz a PF em nota.

O português após fazer exame de corpo de delito no IML. Ele foi encaminhado para o Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife. 

Também conforme a Polícia Federal, assim que for concedida a extradição pelo Supremo Tribunal Federal, o homem será conduzido a Portugal pela PF. No país, ele deverá cumprir a pena pelos crimes que lhe são imputados.