Ticker

6/recent/ticker-posts

Operação da Polícia Civil investiga esquema de desvio e lavagem de dinheiro e tem uma ordem de afastamento de cargo público


Uma operação contra os crimes de peculato e lavagem de dinheiro foi desencadeada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17). 

Ao todo, as equipes cumprem uma ordem de afastamento de cargo público e nove mandados de busca e apreensão, todos emitidos pela Vara Única de Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária do Recife.

O crime de peculato é definido pelo Código Penal como o desvio ou a apropriação, por parte de um funcionário público, de um bem a que ele tenha acesso por causa do cargo que ocupa. O nome e a função do afastado não foram divulgados.

Segundo a Polícia Civil, os mandados são cumpridos no Recife, em Barreiros, na Zona da Mata Sul do estado, e em Campina Grande (PB).

Denominada Escamotagem, a operação veio de uma investigação iniciada em setembro de 2021 pelos delegados Viviane Santa Cruz e Diogo Melo, ambos da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção. O nome da operação vem do substantivo que significa o ato de furtar com destreza ou habilidade.

Os policiais contaram com apoio da Secretaria Estadual de Saúde. A apuração dos crimes foi assessorada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro.

Ao todo, foram escalados 40 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes, para o cumprimento das ordens judiciais.

Os materiais aprendidos foram encaminhados para a sede do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), na Zona Oeste do Recife.

A assessoria da Polícia Civil informou que detalhes da investigação devem ser divulgados em coletiva de imprensa.