Ticker

6/recent/ticker-posts

Museu do Rádio: A memória do rádio Arcoverdense viva e de forma digital

 


 Por Tiago Felipe.

Não há como negar: em pleno século 21 o rádio continua sendo protagonista, ultrapassando gerações e se mantendo como um dos principais veículos de comunicação, mesmo com o advento da internet e das plataformas digitais. A radiodifusão além de histórica gerou importantes transformações na sociedade, levando aos mais longínquos cantos do país levando notícias, informações e propagando a cultura musical de uma nação multicultural. Um instrumento que percorre gerações e que ainda é ,sem sombra de dúvidas, o companheiro de milhões de Brasileiros.

Essa história que tem a ver com a vida de várias pessoas Brasil a fora, é com certeza mais forte quando se fala em Nordeste. Nossa região que tem como característica manter as tradições, também traz no rádio, memórias que não podem ser esquecidas. Por isso, manter vivo esse legado e repassar as próximas gerações é essencial.

Em Arcoverde, no sertão Pernambucano, está um grande exemplo de que é preciso preservar o legado radiofônico, que contribuiu para o desenvolvimento não só da cidade, mas que evidencia algo em comum a vários outros municípios nordestinos; rádios, difusoras, radialistas e comunicadores que ajudaram e ajudam a contar através das ondas sonoras, o passado o presente e o futuro.

 

 

 

Rádio Cardeal Arcoverde no inicio dos anos 1970

 

O perfil ´´ Museu do rádio Arcoverde`` na rede social Instagram, exibe fotos de personalidades do rádio local, emissoras que marcaram e marcam gerações, e grandes momentos históricos da radiodifusão na cidade.

O idealizador do conteúdo, não podia ser diferente, é um apaixonado pelo rádio. Comunicador há vários anos, Vitor Lima carrega no sangue o DNA do AM/FM. Filho de radialista, desde pequeno conviveu com as ondas sonoras, colecionando trabalhos como sonoplasta e locutor em programas policiais e esportivos em várias emissoras da cidade e é um dos principais personagens da comunicação Arcoverdense. 

  Mesmo migrando várias vezes para a TV, o rádio é a grande paixão do comunicador, que tem um grande reconhecimento dos ouvintes pelo talento nas narrações esportivas.

Para Vítor, o perfil criado no Instagram é uma forma de manter viva a história radiofônica de Arcoverde, de forma digital.

Acompanhe essa história e siga a página @museudoradioarcoverde.